Programa Momento Gourmet - A tarde FM

Programa Momento Gourmet, com apresentação de Rosana Lins. O programa traz dicas de ingredientes culinários e suas receitas , das mais simples até mesmo as mais sofisticadas sempre harmonizadas com vinhos do velho e novo mundo . Informações , história e muitas dicas sobre a arte de cozinhar e degustar , uma combinação perfeita entre vinhos e gastronomia. Aqui você pode conferir as nossas receitas!

Receita – Camarões a Provençal
Ingredientes (4 porções) Quantidade
Camarões 20 camarões grandes limpos
200 grs de farinha de trigo
100 ml de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Manteiga: 150 gr de manteiga
2 colheres de sopa de alho bem picados
4 colheres (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta do reino

Prepare assim:

Tempere os camarões com sal e pimenta e passe na farinha de trigo,retirando o excesso;

Leve uma frigideira ao fogo. Aqueça o azeite, junte os camarões e deixe dourar em fogo médio por cerca de 2 minutos de cada lado e escorra o azeite;

Misture a manteiga em temperatura ambiente com os ingredientes restantes e acrescente aos camarões;

Cozinhe por mais 2 ou 3 minutos;

Sirva imediatamente acompanhado de arroz branco.

Indicação do Vinho: Solaz Viura, vinho branco seco, espanhol, equilibrado, fresco e bem estruturado.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Fettucine de espinafres com molho de cogumelos
Ingredientes (6 porções)
500 grs de fettucine de espinafre – massa verde
300 gr de cogumelos pequenos
1\4 de maço de cebolinha
6 fatias de presunto defumado tipo parma
40 grs de manteiga ou margarina
315 ml de creme de leite fresco
4 c sopa de salsa fresca bem picada

Prepare assim:

Cozinhe a massa com água e sal e reserve.

Corte os cogumelos e o presunto em fatias finas e pique a cebolinha.

Aqueça a manteiga e refogue a cebolinha e o presunto em fogo médio durante 3 minutos. Junte os cogumelos, reduza o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Junte o creme de leite, a pimenta, o sal e metade da salsa e cozinhe por mais 2 minutos. Junte o molho ao fettucine e envolva bem.Sirva quente Polvilhando o restante da salsa e parmesão ralado em lascas.

Indicação do Vinho: Toro Piedra, cabernet sauvignon, tinto chileno, com referência de morango, framboesa, baunilha e café. No paladar ele é intenso, agradável, e bem equilibrado.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Filé a Mostarda
Ingredientes (4 porções)
Medalhões: 1 peça de filé mignon com cerca de 1,5kg, 1 colher de sopa de manteiga, 1 c. de sopa de azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta-do-reino a gosto
Molho Dijon: 1 cebola, 1bouquet garni com alecrim e tomilho , 450 ml de vinagre de vinho branco, 200 gr de mostarda Dijon, 250 gr de creme de leite
Molho bechamel: 1 copo de leite ,1 colher de sopa cheia de manteiga,2 colheres de sopa de farinha de trigo,sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto.

Prepare assim:

Limpe o filé mignon e corte 8 medalhões com cerca de 200 gr cada um. Reserve . Numa panela coloque a cebola cortada grosseiramente, o bouquet garni e o vinagre.Leve ao fogo e reduza pela metade. Acrescente a mostarda Dijon, o creme de leite e o molho bechamel e deixe ferver até obter uma consistência cremosa;

Molho bechamel : em fogo baixo,derreta a manteiga e aos poucos misture a farinha de trigo, deixando formar um creminho levemente dourado,a seguir coloque o leite também aos poucos e mexa até engrossar,acrescente os temperos e está pronto.

Grelhe os medalhões em azeite e manteiga e finalize o cozimento no molho Dijon. Sirva com batata gratinada .

Indicação do Vinho: Carmem Carmenére 2004 ; vinho tinto chileno,de bouquet complexo e cativante. Na boca , sabor de geléia e frutas vermelhas, menta e especiarias.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Filé au poivre vert
Ingredientes (4 porções)
8 medalhões de filé mignon
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
4 colheres (sopa) de pimenta verde
1 xícara (chá) de vinho branco seco
4 colheres (sopa) de conhaque
400 ml de creme de leite fresco
molho shoyo,açúcar e sal a gosto

Prepare assim:

Numa frigideira grande, coloque o azeite e leve ao fogo alto para esquentar. Quando estiver bem quente, acrescente os medalhões na frigideira e deixe dourar por 2 minutos sem mexer.

Vire os medalhões, e doure o outro lado por mais 2 minutos.Se desejar acrescente uma pitada de açúcar e um pouco de molho shoyo para se obter o tom dourado por fora e vermelho por dentro. Reserve.

Sem lavar a frigideira, acrescente o vinho branco e leve ao fogo baixo. Com uma colher de pau, esfregue o fundo da frigideira para que os resíduos da carne sejam absorvidos ao molho. Amasse um pouco as pimentas verdes sobre uma tábua e acrescente o conhaque, as pimentas verdes e o creme de leite. Deixe reduzir por cerca de 10 minutos, até que o molho comece a encorpar. Jogue por cima do filé e sirva.

Indicação do Vinho: Escolha um vinho tinto francês da região de Bordeaux na França, de uva cabernet sauvignon ou merlot.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Lagosta ao forno com molho de manteiga
Ingredientes (4 porções)
lagostas
sal e pimenta branca em grãos moída na hora
manteiga e azeite de oliva extra virgem quanto baste
cebola picada a gosto
Alho triturado a gosto
2 c sopa de maionese
1 c sopa de alcaparras
Queijo parmesão ralado

Prepare assim:

Ferva as lagostas por aproximadamente 15 minutos em água com sal.Retire e parta no meio, mantendo a casca agregada a carne.Reserve.

Em uma panela,esquente a manteiga com um pouco de azeite de oliva.Refogue a cebola e o alho picado e acrescente a maionese e alcaparras, com um leve toque de sal e pimenta branca em grãos moída na hora,fervendo por poucos minutos.

Despeje este molho por cima de cada lagosta,polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno para finalizar o cozimento e se possível gratiná-la. Sirva acompanhado de batatas cozidas e salteadas na manteiga e salsa picada.

Indicação do Vinho: Santa Júlia Chardonnay Reserva,um argentino branco de grande frescor,com boaacidez e excelente presença gustativa.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Molho Pesto
Ingredientes
60 g de folhas de manjericão fresco , 2 a 4 dentes de alho, 40 g de pinoli ou castanha portuguesa,1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem, queijo parmesão ralado e sal a gosto

Prepare assim:

Num liquidificador, coloque folhas de manjericão fresco , alho, pinoli (ou castanha portuguesa), azeite, queijo parmesão ralado a gosto, sal a gosto.Bata bem, pulsando.

Observação: esta quantidade de molho serve para 500 g de massa cozida, de preferência um talharim branco ou verde ou nhoque de batata.Congele este molho em cubas de gelo e utilize a quantidade necessária conforme a porção de sua massa.

Indicação do Vinho: Barollo, vinho tinto italiano,de cor vermelho rubi e aroma de especiarias.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Picadinho Paulista
Ingredientes (2 porções)
- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 300 gr de filé mignon picado na ponta da faca
- 50 gr de de cebola picadinha
- 2 dentes de alho picados
- 30 gr de salsinha picada
- caldo de legumes quanto baste
- 1 colher de sopa de colorau
- 20 gr de manteiga
- sal e pimenta do reino
- 1 tomates picado

Prepare assim:

Aqueça o azeite e a manteiga numa frigideira.Junte a carne e frite por 3 minutos,mexendo devagar.Adicione a cebola, o alho e tempere a carne com sal e pimenta.Refogue por alguns minutos e adicione o colorau, a salsinha e o tomate.Junte cerca de 8 colheres de sopa de caldo de legumes,para o picadinho ficar bem úmido.Reduza por 4 minutos em fogo baixo para encorpar o caldo .Sirva com arroz branco , farofa e ovos fritos.

Indicação do Vinho: Casilero del Diablo, tinto chileno,de preferência com a uva carmenere.De custo x benefício elevado, este vinho é bastante conhecido e apresenta profunda cor vermelha,transmite aromas de ameixas negras,groselha e chocolate.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Pitú aferventado
Ingredientes
Pitús
Cebola, tomate e pimentão, cortados em cubos
Cheiro verde (salsa,coentro e cebolinha) picados
Alho triturado
Azeite de oliva extra virgem
Açafrão ou cúrcuma
Sal e pimenta do reino a gosto

Prepare assim:

Refogue os temperos (cebola, tomate e pimentão ) no azeite de oliva , acrescentando o alho, sal e pimenta do reino a gosto.

Acrescente os pitús e refogue rapidamente este marisco junto com os temperos. Acrescente a água até cobrir os pitús , adicione uma pitada de açafrão , o cheiro verde e deixe ferver até cozinhar os pitús.

Uma dica para saber se os pitús já estão prontos é através da mudança de cor. Ao aferventá-los, os pitús ganham uma cor rosada,momento ideal para desligar a água.

Se desejar sirva acompanhado de manteiga derretida ou molho tártaro para que o pitú seja envolvido após retirada da casca.

Indicação do Vinho: Marquês de Arienzo Crianza ; vinho tinto espanhol, com delicados toques amadeirados,boa acidez e taninos levemente secos.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Salada Suiça
Ingredientes (6 porções)
1 pé de alface lisa grande
100 gr de queijo gruyére numa só fatia
1 dente de alho
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de vinagre
3 c sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal e Pimenta do reino branca em grãos

Prepare assim:

Descasque o dente de alho,corte-o ao meio e esfregue no fundo de uma saladeira.Lave e escorra cuidadosamente o alface,seque as folhas em papel toalha , corte em tiras e coloque na saladeira.corte a fatia de queijo em tiras finas e junte à alface.

Numa vasilha faça uma emulsão com a mostarda,o azeite,o vinagre,uma pitada de sal e um pouco de pimenta moída na hora.

Regue a salada com o molho preparado,misture bem e sirva imediatamente.

Indicação do Vinho: Caliterra Cabernet sauvignon ; vinho tinto chileno,profundo e complexo com bouquet de frutas maduras e um delicioso toque vegetal que tão bem harmoniza com esta salada.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Bacalhau a Gomes de Sá
Ingredientes (1 porção)
1 kg de bacalhau tipo Porto,
1 kg de batatas,
1 xícara de azeite português,
1 pitada de pimenta,
4 cebolas médias,
2 dentes de alho,
4 ovos cozidos,
1 ramo de salsa, cebolinha verde, azeitona verde.

Prepare assim:

Coloque as postas em uma caçarola com tampa e cubra com água a ferver; tampar e aguardar 5 minutos sem deixar ferver. A seguir, separe o bacalhau em pequenas lascas, regue com azeite e reserve. Numa travessa de ir ao forno deite o azeite, os alhos e as cebolas cortadas às rodelas. Estando as cebolas quase douradas, junte as batatas previamente cozidas cortadas em rodelas de um centímetro de espessura e as lascas de bacalhau. Leve a travessa ao forno deixando ferver tudo por 10 a 15 minutos. Sirva bem quente ornamentando com ovos cozidos cortados a gosto, azeitonas e salsa picada.

Indicação do Vinho: vinho português branco Redoma Reserva 2009

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Carpaccio
Ingredientes (1 peça de filé mignon com cerca de 500 gr)
Molho Tradicional 100ml de azeite de oliva extra virgem,
2c sopa de mostarda Dijon,
35 ml de suco de limão,
100 gr de queijo parmesão cortada em lascas grandes,
sal e pimenta do reino.

Prepare assim:

Limpe a peça de filé mignon eliminando nervuras e gorduras.Envolva a carne num pedaço de filme plástico,formando um cilindro e leve ao freezer até congelar completamente. Para fazer o molho misture todos os ingredientes com exceção do queijo parmesão>Reserve>

Corte fatias finíssimas do filé ainda congelado com uma faca elétrica e disponha no prato cobrindo toda sua superficie,Tempere com o molho e polvilhebastante parmesão em lascas.Sirva com torradas.

Indicação do Vinho: Amarone della Valpollicela Clássico, um verdadeiro sentido de amêndoas e de cor romã intensa.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Escargots
Ingredientes (4 pessoas)
24 unidades de escargots pre cozidos + conchas
Salsinha picada para decorar
Manteiga de escargot 1\2 cebola média picada,
100 ml de vinho tinto,
200 gr de manteiga em temperatura ambiente,
1 c sopa de alho picado,
1 c sopa de salsinha picada, sal e pimenta do reino.

Prepare assim:

Numa panela juntea cebola e o vinho tinto e leve ao fogo médio para cozinhar até que todo o vinho seja absorvido pela cebola.Deixe esfriar,Misture delicadamente a manteiga com o alho , a salsinha , a cebola já fria e tempere com sal e pimenta.Reserve.coloque cada escargot em uma concha,e feche toda a abertura com a manteigaColoque em travessas refratárias individuais sendo 6 escargots por pessoa , disponha um pouco mais de manteiga por cima de cada concha e leve ao forno pré aquecido bem quente ate a manteiga derreter bem.Espalhe salsinha picada por cima .Sirva com torradas.

Dica - experimente esta receita com lambretas

Indicação do Vinho: Tinto francês Bourgone Pinot Noir2004, uva tradicional,um vinho de classe, qualidade e grande caráter.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Espaguete Siciliano
Ingredientes (1 porção)
180 grs de espaguete,se possível de massa fresca,
1 dente de alho picadinho,
2csopa de beringelas em cubos,
2csopa de tomates sempele e sem sementes em cubos,
5alcaparras e 1 anchova em conserva,
5uvas passas escura,
1 colher de salsa picasda,
Azeite de oliva extra virgem e sal quanto baste.

Prepare assim:

Cozinhe a massa com água e sal e reserve.

Refogue a beringela no azeite por 5 a 7 minutos sem mexer muito para que fique com a crosta dourada e o interior macio.Reserve.

Em outra frigideira doure o alho e depois acrescente o tomate, a beringela,,a alcaparra, o anchova, a uva passa e a salsa. Corrija o sal se necessário. Despeje a massa na mistura da frigideira,mexa e cozinhe um pouco mais para os sabores incorporarem.Sirva quente.

Obs: um dos pratos prediletos da diva, Marylin Monroe!!!!

Indicação do Vinho: Moscato di Noto 2006, branco italiano da Sicília.Possui uvas colhidas em alto grau de maturação,o que garante uma bebida bem doce e aromática,porém de grande frescor.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Molho Gorgonzola
Ingredientes
250 gr de gorgonzola em pedaços pequenos,
2 xícara(s) (chá) de creme de leite fresco,
quanto baste de pimenta-do-reino branca,
1 xícara(s) (chá) de leite,
Noz moscada (opcional).

Prepare assim:

Coloque numa panela o queijo gorgonzola e leve ao fogo brando. Amasse o queijo com uma colher ,e aos poucos acrescente a metade do creme de leite, mexendo bem até obter uma consistência cremosa. Tempere a gosto com sal e pimenta branca. Junte o restante do creme de leite,o leite e mexa bem. Aqueça até que se forme um molho cremoso. Se quiser inovar salpique um pouco de noz moscada a gosto.

Observação: esta quantidade de molho serve para 4 porções de massa cozida seca ou também sugiro utilizá-lo em massas recheadas como ravióles,rondeles e outras.

Indicação do Vinho: Viu Manent Secreto 2008, chileno de uva carmenére e um sabor tostado por conta da madeira.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Nhoque de batata
Ingredientes
1 kg de batatas (escolha batatas sem muita umidade),
1 colher (sopa) de sal,
1 colher (sobremesa) de manteiga,
1 ovo,
2 copos (400 ml) de farinha de trigo,
Farinha de trigo para enrolar a massa.

Prepare assim:

Cozinhe as batatas descascadas em água e sal.Escorra e esprema ainda quente.Junte a manteiga, misture bem com um garfo e deixe esfriar um pouco.Adicione o ovo, misture bem novamente.Junte a farinha e amasse.Para isso envolva sempre as mãos com farinha para que não interfira na umidade da massa.Faça rolinhos em mesa enfarinhada.Corte com uma faca também enfarinhada.

Deixe secar um pouco numa bandeja forrada com pano enfarinhado.

Pode usar também a nhoqueira.

No hora de servir, coloque aos poucos em água fervendo.

À medida que subirem à tona, retire-os com uma escumadeira e mergulhe rapidamente em água fria.Sirva com o molho de sua preferência:quatro queijos,bolonhesa,pesto…

Indicação do Vinho: Amarone della Valpollicela Clássico, um verdadeiro sentido de amêndoas e de cor romã intensa.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Pappardele com salmão
Ingredientes (6 porções)
500 grs de pappardele,
2 dentes de alho picadinho,
1 c cha de malagueta fresca picada,
500 gr de tomates muito maduros picados,
1c chá de açúcar,
425 gr de salmão em lascas,
30 gr de folhas de manjericão picadas,
Azeite de oliva extra virgem e sal quanto baste.

Prepare assim:

Cozinhe a massa com água e sal e reserve.

Refogue o alho e a malagueta no azeite por 1 minuto. Junte o tomate picado com o sumo e o açúcar.Cozinhe em fogo brando durante 5 minutos.

Junte o salmão já grelhado, temperado com sal e desfiado em lascas grossas e ajuste o sal e pimenta,se necessário.

Despeje este molho sobre a massa. Sirva quente.

Indicação do Vinho: Vinho tinto português Periquita, custo benefício alto, disponível nas prateleiras dos melhores mercados.È um vinho de cor rubi e aromas complexos a base de frutas vermelhas como a framboesa,ameixa e especiarias.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Moqueca de camarão
Ingredientes
2kg de Camarão fresco – preferencialmente o rosa
3 cebolas
2 tomates
½ pimentão
2 maços de coentro
2 cocos secos (para fazer o leite)
Azeite de dendê
Sal
Limão

Prepare assim:

1 – Lave e limpe os camarões – tirando as vísceras do dorso, tempere-os com um pouco de sal e suco de limão. Deixe descansar em ambiente preferencialmente refrigerado.
2 – Pique uma cebola e meia, e use-a para forrar a panela – isso evita o contato do camarão com o fundo da panela.
3 – Corte em cubo 2 tomates e reserve-os.
4 – Corte em rodelas o pimentão, o resto da cebola e o último tomate. Reserve-os.
5 – Prepare o leite de coco – o leite pronto não tem o mesmo sabor.
6 – Lave o coentro e tire os galhos mais grossos.
7 - Com a panela forrada de cebolas picadas, disponha os camarões por cima, depois os tomates cortados em cubos, em seguida os pimentões - reservando duas ou três rodelas.
8 - Em seguida, ponha a metade do coentro limpo por cima de tudo e deixe descansar por alguns minutos.
9 - Ponha o leite de coco suficiente para cobrir os ingredientes e ponha no fogo alto.
10 - Quando abrir a fervura, acerte o sal, diminua o fogo e ponha delicadamente o azeite de dendê até que a cor da mistura esteja levemente avermelhada. O camarão deve ficar pronto em mais ou menos três minutos após a fervura. Ponha o resto das cebolas em rodelas, o tomate, o resto do pimentão e um pouco de coentro e imediatamente desligue o fogo. A panela de barro vai manter a moqueca borbulhando por algum tempo.
11 - Sirva quente com arroz branco e farofa crocante.

Preparo do leite de coco:

1 – Dois cocos secos e água.
2 – Abra e tire a casca do coco, corte em pequenos pedaços e ponha no liquidificador com água apenas para cobrir.
3 – Ponha o líquido num pano e esprema.
4 - Está pronto o puro leite de coco.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Bacalhau ao forno com leite de coco
Ingredientes (4 porções)
- 8 colheres (sopa) de cebola picada
- 8 colheres (sopa) de óleo extravirgem de oliva
- 4 postas (250g cada) de bacalhau dessalgado
- 800 ml de leite de coco
- 4 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 4 tomates pequenos em rodelas grossas
- 4 colheres (sopa) de salsinha picada
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Acompanhamento - Arroz branco misturado com salsinha picada

Prepare assim:

1. Em uma frigideira grande, refogue a cebola por 2 minutos no óleo extravirgem quente. Junte as postas de bacalhau e doure-as levemente, de ambos os lados.
2. Transfira as postas de bacalhau para uma assadeira e acrescente o leite de coco e o azeite de dendê.
3. Leve ao forno médio (180°C) e, após uns 15 ou 20 minutos, junte ao bacalhau as rodelas de tomate e a salsinha picada.
4. Deixe por mais uns 5 minutos no forno, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino.
5. Para a montagem, distribua as rodelas de tomate nos pratos e, sobre elas, coloque as postas de bacalhau. Regue com o molho, acompanhe com o arroz.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Feijão feijão feijão
Ingredientes
- ½ Kg de Feijão preto
- 250g de Carne seca, 250g de lombo de porco salgado
- 250g de Costela de porco salgada, 1 pé de porco
- 1 Orelha de porco salgada, 150g de toucinho defumado, picado
- 2 Colheres (sopa) de azeite, 1 paio em rodelas, 1 calabresa em fatias
- 2 Cebolas grandes raladas, 5 dentes de alho amassados
- 250g de Língua de porco salgada
- 1 Rabo

Prepare assim:

De véspera, coloque o feijão e as carnes de molho, separadamente, sempre trocando a água. No dia seguinte, cozinhe o feijão com; o lombo, a costela, o toucinho, o paio, a calabresa, por 20 minutos. Reserve; escorra a água das carnes, corte-as em pedaços, cozinhando em outra panela até que fiquem macias. Reserve à parte, aqueça o azeite, frite a cebola, o alho, misture tudo ao feijão e as carnes, acerte o sal e deixe ferver por 20 minutos, ou até apurar bem. Sirva com os acompanhamentos; ( arroz,farofa,couve-manteiga e pedaços de laranja.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Pizza com massa de cabelo de anjo
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
- 8 colheres (café) de manteiga
- 100 g de parmesão cortado em lâminas
- 50 g de parmesão ralado
- 250 g de cabelo de anjo cozido e puxado na manteiga

Prepare assim:

Espalhe por toda a massa o creme de leite e coloque por cima as lâminas de parmesão. Cubra com o cabelo de anjo cozido e distribua a manteiga. Leve ao forno para assar e polvilhe com parmesão quando a pizza estiver pronta.

Dica:

Regue com azeite aromatizado de ervas.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Pizza de requeijão com grãos de café
Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de requeijão
- 1 colher (sopa) de queijo minas ralado
- 1 colher (café) de pó de café
- 20 grãos de café torrado

Prepare assim:

Misture o requeijão com o queijo minas e cubra a massa. Jogue por cima uma pitada de pó de café. Leve ao forno para assar e, quando estiver pronta, decore com grãos de café.

Dica:

Use 2 batatas gratinadas cozidas, leite, sal e manteiga para o purê. É importante que ele tenha uma consistência mais firme.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Pizza de Hot dog e batata chips
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de creme de leite
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 6 salsichas tipo Viena cortadas no comprimento e cozidas
- 150 g de queijo prato
- 1 saco de batata chips

Prepare assim:

Abra o disco de pizza, espalhe o creme de leite e coloque o queijo por cima. Distribua de maneira uniforme as salsichas. Regue com a mostarda e leve ao forno. Quando estiver assada, jogue as batatas chips por cima.

Dica:

Em lugar do queijo prato, você pode usar o queijo tipo cheddar. Antes de colocar as salsichas na pizza, é preciso aferventá-las.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Risoto de brie, parma, tomate e rúcula
Ingredientes
Para o arroz

300 g de arroz arbóreo
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 copo de vinho branco seco
8 a 10 conchas de caldo de frango fervente
1 colher (sopa) de manteiga
300 g de queijo brie em cubos
4 fatias de presunto de Parma à julienne
Rúcula
Sal
Pimenta-do-reino

Para o molho de tomate

4 tomates maduros
½ cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de azeite
½ colher (sopa) de tomate concentrado
80 ml de água
Sal
Pimenta dedo-de-moça

Prepare assim:

Arroz

Refogue a cebola no azeite. Coloque o arroz e refogue por mais 2 minutos. Faça o déglacer com vinho branco e reduza. Acrescente 2 conchas de caldo de frango e reduza até secar sem parar de mexer. Continue a mesma operação colocando de 2 em 2 conchas de caldo até atingir de 8 a 10 e o risoto ficar al dente. Adicione o queijo brie, o presunto de Parma e a manteiga. Verifique os temperos, desligue o fogo e coloque a julienne de rúcula.

Molho de tomate

Puxe no azeite a cebola, o alho e a pimenta dedo-de-moça. Coloque os tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos. Junte o tomate concentrado e a água e deixe cozinhar em fogo baixo por, aproximadamente, 20 minutos, até ficar mais grosso. Tempere e bata no liquidificador.

Servir:

Coloque o risoto no prato fundo. Regue com o molho e algumas gotas de azeite extravirgem. Decore com folhas de manjericão. Se quiser, rale parmesão por cima.

Dica:

Prefira usar o queijo brie porque ele é amanteigado, cremoso, e dá ótima liga ao risoto.
O caldo de frango substitui a água e dá melhor sabor ao arroz.
Não use sal porque o presunto de Parma vai dar o sabor salgado ao risoto.
A função da manteiga é dar brilho ao arroz – não se esqueça de colocá-la na finalização.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Como fazer a massa de pizza
Ingredientes
- 15g de Fermento fresco
- 100 ml de Azeite extravirgem
- 1kg de Farinha de trigo
- 500 ml de Água fria
- Sal a gosto

Prepare assim:

Numa tigela, misture o fermento e o sal até virar um líquido. Preste atenção para desfazer todos os gomos. Em seguida, acrescente o azeite, a água e a farinha aos poucos, misturando sempre delicadamente. Jogue um pouco de farinha sobre a pedra (o mármore ou a madeira) onde vai trabalhar e comece a sovar a massa por cinco minutos. Só pare quando perceber que ela ficou lisa, ainda está úmida, e não gruda mais na mão nem na tábua. Agora, divida a massa em 12 partes, formando bolinhas. Cada bolinha rende uma massa para pizza de aproximadamente 120g. Disponha-as numa fôrma, deixando algum espaço entre elas, e cubra com um pano limpo e úmido.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Como fazer o molho de tomate
Ingredientes
- 1 Kg de tomate bem vermelho
- Azeite extra virgem
- Sal a gosto
- Orégano

Prepare assim:

Deixe os tomates imersos em água fervente por 1 minuto. Em seguida, coloque-os em água gelada e retire delicadamente a pele. Corte-os ao meio e retire as sementes com os dedos. Coloque a polpa em um processador ou liquidificador em velocidade lenta até ela se desmanchar. Tempere com sal, azeite e orégano. Esta é a base vermelha para as pizzas prepardas com molho de tomate.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Crepe Suzete
Ingredientes
Massa

- 250g de farinha de trigo
- 3 ovos ligeiramente batidos
- 2,5 copos de leite (ou 1,5 copo de leite + 1 copo de cerveja)
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de manteiga derretida

Recheio

- 2 tangerinas
- 1 colher (sopa) de Cointreau (ou Curaçao ou Grand Marnier)
- 80 g de manteiga ligeiramente amolecida (consistência de pomada)
- 50 g de açúcar
- 1 cálice de Cointreau (ou Curaçao ou Grand Marnier), para flambar

Prepare assim:

Massa

Peneire a farinha com o sal em uma tigela e acrescente, aos poucos, o leite (ou o leite e a cerveja). Acrescente os ovos e a manteiga e misture bem, até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 1 hora em local fresco, coberto por um pano. Após o descanso, faça crepes bem finos em frigideira antiaderente.

Recheio

Raspe as cascas das tangerinas (sem chegar à parte branca) e esprema uma delas, coando o suco obtido. Misture a manteiga, as raspas, o suco, e a colher (sopa) de Cointreau e bata bem com um garfo, até obter um creme homogêneo. Recheie os crepes com o creme de manteiga e dobre em 4. Coloque, aos poucos, em uma frigideira antiaderente bem quente e em fogo alto e, quando estiverem bem aquecidas, comece a flambá-las com o cálice de Cointreau. Sirva imediatamente.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Programa Um Fondue Impecável

Mesmo com um território do tamanho do Estado do RJ a Suíça é um país multiétnico e multifacetado, com quatro línguas oficiais (francês, italiano, alemão e romanche) e um sistema de governo semi-autônomo. Esse mosaico se reflete na culinária. O país produz 450 tipos de queijos, embora a maioria deles seja variação de dez tipos principais. Cada região tem a sua própria forma de fazer queijo e conseqüentemente cada cidade produz fondue com o queijo da sua região. Embora as receitas mudem, o que não se discute é que o fondue se come com pão e apenas com pão e se você seguir as cinco dicas que vou dar a seguir, pode preparar um fondue impecável:

1) Use somente queijos suíços. O queijo gruyere é básico e está presente em quase todas as receitas. Basta combiná-lo a outra variedade e pronto. Todos estes queijos têm massa que derrete muito bem e estão disponíveis nas prateleiras dos principais mercados baianos.

2) Cozinhe em uma panela grossa de barro ou porcelana. Se for usada uma panela fina o queijo gruda nas paredes e queima

3) Sabe aquela hora em que o queijo borbulha? Pode aparecer apetitoso, mas é mau sinal. O fondue não deve ferver.

4) Mexa, mexa muito mesmo em uma boa panela, mexer o fondue é essencial para que o resultado final tenha a cremosidade desejada

5) Na hora de escolher o vinho fuja do erro mais comum entre os brasileiros. Peça por um branco seco e frutado. Uma boa escolha é o Sauvignon Blanc.

É bom lembrar que também existem fondues suíços prontos para comprar e servir de ótima qualidade, a escolha é sua!

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Hamus – Grão de bico com molho de gergelim

Hamus – Grão de bico com molho de gergelim

Mistura-se com o molho de gergelim:
- 2 Xícaras bem cheias de molho de gergelim, um pouco de sal e alho socado (pouco).

Mexe-se com água fria até esbranquiçar e mistura-se com caldo de limão. Se ficar muito grosso, acrescenta-se mais água e limão até que fique mais ou menos ralo. Em vez de limão, pode-se usar laranja azeda.

Rega-se com azeite doce, e serve-se frio com pão árabe e carne ou kafta no espeto. Enfeita-se também com pinhãozinho dourado em azeite.

Obs: Pode-se substituir o grão de bico pelo feijão soja. Não precisa descascar e é mais econômico.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Kibe de bandeja
Ingredientes
- 1 kg de carne moída
- 1 pimentão maduro
- 1 cebola grande
- 600 g de trigo lavado e de molho ½ hora
- 1 colher de café de pimenta árabe (pimenta-do-reino)
- 1 colher de sopa de sal

Prepare assim:

Espreme o trigo e junta-se com a carne e todos os outros temperos, passa-se na máquina por duas vezes, dente fino. Á parte frita-se uma cebola cortada em fatias (ao comprido), quando estiver dourada joga-se dentro 250 g de carne moída e o sal e frita-se mais um pouco.

Abre-se numa assadeira já com manteiga a massa do kibe (dividida em duas partes iguais), recheia-se com a carne frita e cobre-se com a outra parte da massa do kibe. Corta-se em losângulos e rega-se com manteiga derretida e óleo. Vai ao forno para assar.

Obs: No recheio da carne pode-se colocar um pouco de snubar (pinhãozinho), também frito.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Regras básicas para o risoto perfeito

O risoto é um prato do norte da Itália, com registros históricos desde o século 16. Mas foi somente no sec. 20 que ao perceber que o arroz aceita bem qualquer tipo de companhia que tornou o risoto até os dias atuais no hit gastronômico.

Ao mesmo tempo em que os risotos recebiam destaque nos cardápios, ganhavam popularidade nos fogões caseiros. Quem já enfrentara uma massa com sucesso na frente dos amigos logo arriscava o preparo do tal arroz.

Por isto decidimos revelar para vocês, que já preparam o seu risoto ou pretendem arriscar, as três técnicas básicas do risoto perfeito visto que não é só o arroz italiano que garante o sucesso da receita, algumas técnicas são essenciais:

1ª técnica) Usar aos poucos o caldo fervendo para cozinhar o arroz. Adicionar caldo frio diminui a temperatura do grão e pode torná-lo pegajoso

2ª técnica) O risoto precisa ser mexido constantemente – é essa movimentação que vai dar a cremosidade crucial, muito mais do que o queijo e a manteiga.

Por fim a última e 3ª técnica que se trata de mantecatura que é a saideira indispensável, ou seja, quando o risoto estiver quase seco, tirá-lo do fogo, acrescentar a manteiga gelada e o queijo de preferência parmegiano regiano, grana padano ou percorino ralado bem fininho e misturar vigorosamente.

Faça seu teste, confira as técnicas e depois me contem se estes segredinhos fazem ou não uma grande diferença?

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Receita – Sua alteza, Marguerita: a verdadeira Pizza
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de molho de tomate
- 180 g de mussarela ralada
- 50 g de parmesão
- 8 rodelas finas de tomate temperadas com sal
- Manjericão

Prepare assim:

Com as costas da colher, espalhe o molho de tomate. Cubra com a mussarela e o parmesão e disponha as fatias de tomate em volta da massa. Leve ao forno para assar. Coloque algumas folhas de manjericão e sirva.

Dica

No forno, é normal que a massa forme bolhas grandes. Para resolver o problema, basta espetá-las com a ponta de uma faca.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Vinhos da Puglia

Salento Rosso 2004

Com Negroamaro e mais 15% de Cabernet Sauvignon, do produtor Cosimo Taurino. Tem 15% de álcool e se mostra aromático e corpulento, com a Cabernet oferecendo seu toque vegetal.

Negroamaro “F” Salento Feudi Di San Marzano 2008

Com 13,5% de álcool, tem boa concentração aromática (amora madura e um pouco de especiarias) e corpo que evolui bem na boca, arredondado e persistente.

Primitivo Salento Rosso “7 Ceppo” 2008

Do produtor Cosimo Taurino e com 15% de teor alcoólico, é um vinho com as características da uva. Ameixa e um toque de goiaba ao olfato, corpo generoso até o final.

Rosso Salice Salentino Riserva

Com 80% de Negroamaro e o restante de Malvasia Negra, tem aroma frutado típico, taninos suaves e final com persistência média. Do produtor Cosimo Taurino.

UM BOM APETITE PARA TODOS!

Programa Chile e Casa Lapostole

Indicação de vinhos da casa Lapostole (Chile)

Vinhos Tintos Garrafa USD
Casa Lapostole Cabernet Sauvignon 2010 U$ 29,50
Casa Lapostole Merlot 2010 U$ 29,50
Cuvée Alexandre Cabernet Sauvignon 2009 U$ 57,90
Canto De Alpata 2010 U$ 45,90

UM BOM APETITE PARA TODOS!